Lição 13 - Preparando o corpo, a alma e o espírito para a eternidade - EBD CPAD 2025 4º Trimestre
Nesta lição, somos desafiados a
refletir sobre a preparação do corpo, da alma e do espírito para a eternidade,
com ênfase na santificação e na esperança da volta de Cristo. Que esta lição seja
marcada pela edificação e pela renovação de nossa fé.
TEXTO ÁUREO
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.”
(Fp 3.20)
VERDADE PRÁTICA
Na vinda de Jesus nosso corpo abatido será transformado em um
corpo glorioso, e, como um ser integral, habitaremos para sempre com Ele
no Céu.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tito 2.11-14; 1 Pedro 1.13-16
Tito 2
11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 - ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
14 - o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
1 Pedro 1
13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 - como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 - ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo,
14 - o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
1 Pedro 1
13 - Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 - como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
15 - mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16 - porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
INTRODUÇÃO
Ao longo deste trimestre fizemos uma jornada de estudos acerca do
homem, a obra prima da Criação. Buscamos conhecer a vontade de Deus para
o nosso ser como um todo: espírito, alma e corpo, pois, como enfatiza
nossa Declaração de Fé, o homem é uma unidade na pluralidade e
uma pluralidade na unidade. Nesta lição concluiremos enfatizando o
propósito da santificação na perspectiva da Doutrina Bíblica das Últimas
Coisas.
I - PRESERVANDO A ESPERANÇA ESCATOLÓGICA
1. O alvo celestial.
Um dos fatores essenciais para a preservação de uma vida de
santificação integral é a esperança escatológica, o anseio pela
Eternidade com Deus. Diversos textos bíblicos relacionam a santidade com
a vinda de Cristo, de modo a conscientizar os crentes da necessidade de
um viver santo (Hb 12.14; 2Pe3.11-14).
Sabendo disso, Satanás sempre repete a estratégia adotada desde o Éden:
busca confundir a mente do ser humano e desviá-lo da perspectiva
estabelecida pelo Criador (Gn 3.4,5).
O conceito mais comum de pecado é “errar o alvo”. A nova vida em Cristo
é uma correção de alvo. Visa tirar-nos da limitada e miserável
perspectiva meramente terrena e finita e nos sintonizar com um propósito
celestial e eterno (Cl 1.3-5).
2. Oposições à visão celestial.
Jesus enfrentou terríveis oposições durante seu ministério, a começar
pelas tentações do Diabo, que queria mudar o propósito do Messias e
confiná-lo aos limites das conquistas terrenas (Mt 4.8-10). Respondendo a Pilatos, o Mestre enfatizou: “O meu Reino não é deste mundo” (Jo 18.36).
O apóstolo Paulo travou grandes combates com opositores que insistiam
em reduzir o Evangelho a temas e questões temporais. Aos coríntios ele
advertiu acerca dos que não criam na ressurreição dos mortos, um engano
que limitaria a eficácia da fé cristã a esta finita vida (1 Co 15.12): “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens” (15.19).
3. Inimigos da cruz de Cristo.
Aos filipenses, Paulo combateu os que pensavam somente nas coisas
terrenas: “O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória
deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas” (Fp 3.19). Eram inimigos da cruz de Cristo (Fp 3.18).
Diante disso, o apóstolo proclamou: “Mas a nossa cidade está nos céus,
donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que
transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo
glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as
coisas” (Fp 3.20,21). Há ensinos semelhantes aos colossenses (Cl 2;3) e aos tessalonicenses (1Ts4.13).
SINOPSE I
A esperança na eternidade com Cristo fortalece a santificação e mantém o crente focado no propósito celestial.
II - PERIGOS DE TEOLOGIAS MODERNAS
1. Um cristianismo secularizado.
Vivemos o perigo de um cristianismo secular, reduzido a pautas e
militâncias ideológicas, sociais, políticas e econômicas, enfrentadas
por expedientes meramente humanos (Lc 17.26-30; 18.1-8; 2 Co 10.4,5).
Assiste-se à difusão de uma “teologia pública” que não confronta o
pecado. Que confunde e empobrece o sentido de relevância da fé,
enfraquecendo a missão da Igreja. Sob o pretexto de levá-la para a arena
pública, atua para tirá-la da arena espiritual. Enquanto mais
secularismo, menos poder. Jesus espera que conservemos entre nós os
verdadeiros sinais que devem seguir os que crerem: expulsão de demônios,
novas línguas, maravilhas e curas divinas (Mc 16.17,18). E tudo isso na perspectiva e expectativa da Eternidade.
2. Falsos discursos.
O cristianismo moderno corre um sério risco de ser marcado, em parte, mais por discurso que prática (Tg 1.22).
Isso ganha uma amplitude ainda maior em tempos de comunicação tão
volátil. Oriundas de canais mais voltados à cultura e intelectualidade,
são muitas as vozes “cristãs” que criticam toda e qualquer tradição,
ignorando seus fundamentos. Como pentecostais clássicos, devemos nos
precaver de teologias modernas alheias à realidade do crente em seu
cotidiano; em seu bairro ou comunidade rural, e permanecer crendo,
praticando e pregando um Evangelho simples, porém, integral e poderoso:
Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará.
Quando se perde o senso da iminente volta de Jesus, compromete-se o
valor da santificação (1 Jo 3.3).
3. Prosperidade, existencialismo e engajamento cultural.
Ao longo da história do cristianismo não poucos ventos teológicos
vieram e se foram. A própria Teologia da Prosperidade, uma das mais
recentes, já não causa o mesmo impacto de quando surgiu. Reduzir a
esperança cristã a conquistas terrenas leva a frustrações, além de
conduzir a uma visão meramente existencial. Foi o que Paulo concluiu
diante dos que, em Corinto, negavam o caráter escatológico da fé cristã.
O apóstolo não os poupou. Chamando-os de “bestas feras”, ironizou:
“Comamos e bebamos, que amanhã morreremos” (1 Co 15.32).
Acautelemo-nos também da cosmovisão cristã inspirada na escatologia
calvinista-amilenista, que, descrendo no Arrebatamento da Igreja e em um
Milênio literal, enfatiza o engajamento político e cultural para a
redenção dos sistemas humanos e não a proclamação do Evangelho para a
salvação dos pecadores. A pregação bíblica é: “Arrependei-vos, pois, e
convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (At 3.19).
SINOPSE II
Teologias seculares e distorcidas enfraquecem a missão da Igreja e desviam o foco da santificação e da volta de Cristo.
III - CONSERVANDO ESPÍRITO, ALMA
E CORPO
1. Prontos para o retorno de Cristo.
Em 1 Tessalonicenses 5.23
Paulo apresenta a santificação intimamente ligada ao propósito da
eternidade. Em uma epístola que eminentemente trata da volta de Jesus, o
apóstolo dedica o último capítulo para abordar exatamente a obra da
santificação. Do versículo 12 ao 22, refere-se aos deveres do cristão em
sua vida pessoal e comunitária, concluindo com uma enfática
advertência: “Abstende-vos de toda aparência do mal” (1Ts5.22).
Na sequência, aborda a obra divina no processo de santificação: “E o
mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e
alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda
de nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts5.23).
O desejo do apóstolo era que, uma vez santificados, os tessalonicenses
permanecessem conservados em santificação, prontos para o retorno de
Cristo.
Conscientes de nossa imperfeição e de que ainda habita em nós uma
natureza carnal, devemos desejar e buscar constantemente nos aperfeiçoar
em santificação (Ap 22.11).
Uma santificação completa, na qual parte alguma de nosso ser fique de
fora; nem mesmo nossos afetos, pensamentos e intenções (Mt 5.8).
Tudo em nós deve ser santificado; no espírito, na alma e no corpo. Por
nossa própria força isso é impossível, mas pelos meios da Graça Divina
isso é plenamente possível. Que vivamos desfrutando de uma profunda
convicção de nossa salvação, anelando pela vinda de Cristo. Se algo
faltar, não nos esqueçamos: o sangue de Jesus Cristo nos purifica de
todo o pecado (1 Jo 1.7).
SINOPSE III
A santificação deve abranger todo o ser do crente como preparo integral para a vinda do Senhor.
CONCLUSÃO
Pela graça de Deus estamos concluindo mais um trimestre. Vivemos neste mundo, mas não pertencemos a ele (Jo 17.14). Que, como peregrinos e forasteiros, jamais percamos o anseio pela Eternidade com Deus (1Pe2.11).
Enquanto aqui estivermos, vivamos na inteira dependência do Senhor
Jesus. Cheguemo-nos diariamente a Ele com inteira certeza de fé,
confiados em seu sacrifício por nós na cruz do Calvário. Purificados no
espírito, na alma e no corpo, permaneçamos firmes (Hb 10.19-23). “Nossa esperança é sua vinda!” (Hino 300 da Harpa Cristã).
Corpo, Alma e Espírito
A Restauração Integral do Ser Humano
para chegar à Estatura completa de Cristo
CPAD - Lições Bíblicas 4º Trimestre
2025 - Adultos
Baixe o arquivo com os slides em PDF ou em PowerPoint no link abaixo:
facebook
